mascote
PUB


Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é a primeira escolha de muitas mulheres que querem se prevenir de uma gravidez não planejada e controlar o ciclo menstrual. Porém, apesar de ser tão amada por tantas, ela também de alvo de muitas controvérsias com relação aos efeitos colaterais que causa.

E uma das dúvidas mais recorrentes entre as mulheres é se a pílula anticoncepcional está te causando ansiedade e depressão. Sim, eu sei que essa dúvida pode gerar um certo estranhamento. Afinal, seria de se esperar qualquer efeito colateral fisiológico, mas será que as reações indesejadas desse método contraceptivo vão além?

Se você sente sentir que o uso desse medicamento tem te causado efeitos colaterais e tem deixado o seu estado mental um tanto diferente, continue a leitura desse texto. Aqui, iremos explicar um pouco sobre os efeitos colaterais do anticoncepcional quando se trata da sua saúde mental.

Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional: quais pode causar?

Quando se trata dos efeitos colaterais físicos que a pílula anticoncepcional pode causar, muitas mulheres já até os conhecem bem (inclusive, já tem texto aqui no blog sobre esse assunto!). Para relembrar, segue uma listinha com alguns dos mais comuns:

  • Retenção de líquido (inchaço e aumento daquelas celulites mais visíveis);
  • Ganho de peso ou dificuldade no processo de emagrecimento;
  • Dificuldade para ganhar massa muscular;
  • Seios inchados e/ ou sensíveis ao toque (por vezes, até doloridos mesmo);
  • Aumento na quantidade de estrias;
  • Aparecimento ou aumento de varizes e “vasinhos” nas pernas;
  • Melasma (manchas mais escuras na pele);
  • Mal-estar, falta de energia e um aumento da TPM.

E o assunto ainda vai mais além quando se trata das consequências mais sérias que o uso contínuo da pílula anticoncepcional pode trazer. Principalmente, se a mulher fizer o uso dela sem o devido acompanhamento médico, tiver algum problema condição de saúde pré-existente, for sedentária ou fumante.

Esse assunto já foi tratado aqui no blog também. Para você recordar: o contraceptivo oral pode causar candidíase e infecções vaginais de repetição; aumentar o risco de trombose, infarto e AVC; além de favorecer o aparecimento de alguns tipos de câncer. Nada animador, não é mesmo?

E, como se não bastasse, ainda existem os efeitos colaterais que a pílula anticoncepcional pode causar na sua mente e que quase não são comentados, pois o assunto ainda carece de pesquisas mais completas.

Mas, entre os efeitos colaterais já conhecidos que o uso de contraceptivos orais pode causar de maneira psicológica, estão: falta de energia e desânimo (podendo até levar à depressão); diminuição da libido e ansiedade. Acha que isso pode estar acontecendo com você? Continue a leitura, pois vamos explicar melhor na próxima parte do texto.

Afinal, a pílula anticoncepcional está te causando ansiedade e depressão?

Para início de conversa, a ansiedade e a depressão nem sempre vêm juntas, ok? Em alguns casos, elas podem aparecer ao mesmo tempo (e sem ter relação com o uso de contraceptivos orais) e em outros casos podem se manifestar em separado.

Mas quando se trata da relação entre ansiedade, depressão e outras questões da mente e a pílula anticoncepcional, existem fortes indícios de que o medicamento pode afetar a saúde mental sim.

Isso, com base em alguns estudos (como um feito pela Universidade da Califórnia, em 2015, e outro publicado no JAMA Psychiatri – periódico da Associação Médica Americana, em 2016).

Por mais que esses estudos ainda não sejam suficientes para apontar uma relação de causa e efeito que comprove exatamente se ou porque a pílula anticoncepcional está te causando ansiedade e depressão, eles mostram fortes indícios de que essa relação exista.

E não são só os estudos que apontam para isso. Existem muitos casos de mulheres que relatam ter passado por um período de ansiedade e depressão enquanto faziam o uso de pílula anticoncepcional (basta pesquisar no Google, tem vários artigos de jornais e revistas).

Por isso, se você desconfia que a pílula anticoncepcional está te causando ansiedade e depressão, não deixe de procurar um (ou uma) profissional de saúde para te auxiliar como resolver essa questão da melhor maneira.

Se o seu contraceptivo oral foi receitado por um ou uma ginecologista (espero que tenha sido, pois esse medicamento não deve ser utilizado sem a devida recomendação médica), é essencial que você tenha uma nova consulta para conversar sobre quais seriam as melhores alternativas para você.

Muitas vezes, as mulheres têm que fazer o uso da pílula anticoncepcional por questões de saúde física. Por isso, por mais difícil que esteja a sua situação mental, não se desespere e saia jogando fora a sua cartela do medicamento antes de se consultar com um especialista, ok?

E, se sentir que a sua saúde mental está muito afetada, não hesite em buscar ajuda profissional para se cuidar. Você pode ir direto a um (ou uma) profissional de saúde ou pedir para uma pessoa de confiança (como um parente ou uma amiga) te ajudar com isso. Só não deixe de se cuidar.

Concluindo...

Infelizmente, por mais que os contraceptivos orais tragam muitos benefícios para as mulheres desde a sua criação, eles também trazem efeitos colaterais. E, nisso, se incluem também questões psicológicas bem delicadas, como a ansiedade e a depressão. E esse artigo foi feito para mostrar que essa possibilidade é real.

Por isso, se desconfiar de que está sofrendo com algumas dessas questões e que isso pode ter relação com o seu método contraceptivo, a melhor dica é buscar auxílio de um profissional de saúde o quanto antes, para que você possa resolver o quanto antes o que te aflige.