O prolapso anal é uma prática sexual que envolve a bunda, como é fácil entender. Mas também pode ser um problema de saúde. Por isso, lhe vamos contar como praticar em segurança.
O sexo anal faz parte de nosso imaginário sexual por ser uma prática que ainda tem algum tabu associado. Mas, felizmente, está se tornando cada vez mais natural. E em meio a tantos fetiches que envolvem os prazeres anais, surge o prolapso anal.
Essa é uma prática de sexo anal extremo em que as paredes do reto escorregam para fora do ânus. Está visualizando? É impressionante só de pensar, não é mesmo!
Mas veja que o prolapso retal, como também é referido em termos clínicos, pode ser uma condição médica grave quando ocorre sem intenção da pessoa. Porém, vamos clarificar tudo isso já de seguida. Continue lendo!
O que é o prolapso anal?
Enquanto prática sexual, o prolapso anal se manifesta quando o tecido retal é virado do avesso!
O tecido interno se estende e se projeta para além do canal anal e do esfíncter, surgindo visível no exterior e se assemelhando a um "botão de rosa". Em inglês se fala mesmo "rosebud" ou "rosebutt".
Prolapso retal pode ser grave
É importante fazer aqui uma distinção entre o prolapso anal como prática sexual controlada e o prolapso retal como problema grave de saúde.
Em termos clínicos, se fala de prolapso retal para referir a condição em que o reto desliza para dentro do canal anal, podendo mesmo sair para o exterior, ficando visível.
Se falando em "prolapso", isso indica logo alguma disfunção, pois é o termo médico usado para descrever alguma parte do corpo que tenha saído de sua posição normal.
No caso do prolapso retal, isso pode ocorrer quando os músculos que sustentam todo o canal anal estão ficando enfraquecidos ou deteriorados. O envelhecimento pode levar a isso, mas problemas como a constipação crônica, ou ainda o parto, podem também motivar esse tipo de situação.
A prática sexual repetida e descuidada do prolapso anal pode igualmente causar problemas e disfuncionamentos intestinais, ou até vazamentos. Por isso, é importante você fazer isso com todo cuidado!
- Conheça também: "Os riscos do sexo anal"
Quando é o prolapso anal um problema?
O prolapso anal pode ser um desconforto para algumas pessoas quando surge de forma indesejada. Mas não precisa de ser urgentemente grave.
Você deve avaliar bem a situação, analisando as possíveis causas disso, para evitar possíveis complicações no futuro. Entre essas complicações pode vir a ter dificuldades para fazer cocô, ou incontinência fecal.
Mas quando ficar preocupado perante uma situação de prolapso retal? Você deve ficar atento a esses sinais:
- Sensação de pressão ou de uma protuberância no ânus
- Massa vermelha e carnuda saindo do reto
- Vazamento de muco, cocô ou sangue pelo ânus
- Dor anal ou coceira
- Sensação de que ficou sobrando algo dentro depois que você fez cocô.
O que acontece se o prolapso retal não for tratado?
Se não estiver causando sintomas incômodos, você pode conviver por algum tempo com o prolapso retal. Bastará ficar cuidando dele em casa, empurrando o reto para dentro manualmente.
Você deve deitar-se de lado, segurando seus joelhos no peito e usando um pano umedecido e quente para empurrar o reto de volta a seu lugar. Mas faça isso suavemente.
Essa solução não resolve o problema, uma vez que prolapso retal continuará a piorar com o tempo. E se não for tratado, você pode sofrer algumas complicações, tais como:
- Incontinência fecal (ou seja, a dificuldade em segurar fezes)
- Constipação
- Úlceras retais
- Feridas dolorosas com sangramento
- Encarceramento (isto é, seu reto pode ficar "encarcerado" na parte de fora do ânus sem poder ser empurrado de volta a seu lugar)
- Estrangulamento (corte do suprimento do sangue que pode levar o tecido retal a "morrer" e o reto a gangrenar).
Como fazer prolapso anal em segurança?
Você pode estar se perguntando, agora que ficou conhecendo esse risco de saúde, como se pode fazer isso por e com prazer! Mas se pode sim, com segurança e cuidado.
Claro que é algo trabalhoso e se nunca fez, não vai acertar na primeira tentativa. Portanto, pense em experimentação e em treinamento. É um pouco como ficar indo na academia regularmente - no início, é difícil, mas depois, seu corpo se vai acostumando.
É também semelhante ao fisting, ou a outras práticas sexuais extremas onde se usam grandes dildos para penetração, anal ou vaginal.
- Saiba mais: "Fisting: o que é, como fazer e quais os riscos?"
Quem está fazendo fisting e dominando a técnica, pode usar seus punhos experientes para causar essa situação, criando o "botão de rosa".
Mas existem também brinquedos sexuais que você pode usar para conseguir o desejado prolapso anal - são as chamadas "bombas rosebud".
O que são bombas rosebud?
Estas bombas anais são adequadas, especificamente, para o desenvolvimento do prolapso anal. Elas funcionam bombeando um vácuo para dentro do canal anal.
À medida que você bombeia, o ânus é sugado para dentro do tubo e enruga em formato de "botão de rosa". Depois, só precisa ficar gozando com essa imagem inebriante!
Nesse processo, existe também um aumento do fluxo sanguíneo para a área, o que também aumentará sua sensibilidade. Desse modo, ficará mais responsiva a qualquer toque ou lambida.
Não esqueça de higienizar seu brinquedinho depois de gozar bem gostoso! Limpe sempre com água morna e sabão neutro antes e depois do uso.
O prolapso anal pode ser gostoso (ou perigoso)
De entre as práticas anais, podemos incluir essa na lista das mais perigosas. Por isso, se deve fazer com muita responsabilidade e todos os cuidados necessários.
A região anal tem uma rede de músculos que é importante para seu bom funcionamento. Se for danificada, ou lesada de algum jeito, pode ficar para sempre afetada.
Assim, se você está afim de praticar o prolapso anal, se informe e se prepare bem. É algo a se fazer com calma e com tempo, para que seu corpo se fique habituando ao processo – e para que seja bem gostoso!
- Veja ainda: "Orgasmo anal é real? Veja 5 dicas para torná-lo possível"