mascote
PUB


Grupo de pessoas de costas com mãos levantadas representando vários tipos de sexualidade e olhando o por do sol.

Existem vários tipos de sexualidade que podem ser desconhecidos da maioria das pessoas. Lhe vamos revelar quais são os tipos de sexualidade mais conhecidos, e alguns de que pode nunca ter ouvido falar.

A sexualidade, ou orientação sexual, se refere à atração sexual e ao tipo de pessoas que podem despertar tesão em alguém.

Mas a maioria das pessoas só está conhecendo aqueles tipos de sexualidade mais comuns e de que todo o mundo já ouviu falar. Porém, existem outras orientações sexuais mais enigmáticas e que podem causar algumas dúvidas.

Nesse artigo, lhe vamos contar tudo sobre isso!

Tipos de sexualidade vs Identidade de gênero

Você precisa entender, antes do mais, que existe uma diferença entre identidade sexual e identidade de gênero.

A identidade sexual se refere aos tipos de sexualidade existentes, ou seja, à orientação sexual. Nesse caso, estamos falando da atração sexual e romântica.

No caso da identidade de gênero, se refere ao sexo com que a pessoase identifica. Esse sexo, ou gênero, pode ser biológico, atribuído à nascença, ou adquirido com uma determinada identidade de gênero.

Imagine uma pessoa que nasceu com um corpo de mulher, mas que se identifica com o gênero masculino. Estamos falando de pessoas trans, ou transgênero.

Independentemente dessa identidade de gênero, cada pessoa pode vivenciar um ou vários tipos de sexualidade ao longo de sua vida, sentindo atração por um único tipo de pessoa, ou por diversas, como vamos lhe explicar.

Leia ainda: "Identidade Intersexual: O que é?"

Quais os tipos de sexualidade mais conhecidos?

Poderíamos ficar aqui um bom tempo para abordar quais são os tipos de sexualidade existentes se pretendêssemos referir todas as hipóteses.

Mas vamos focar-nos somente nas mais faladas, nesta primeira fase. Provavelmente, conhece várias delas. Confirme!

Assexual

O termo assexual se refere genericamente a várias orientações sexuais que envolvem a falta de libido, ou de desejo sexual, ou somente um interesse reduzido por um envolvimento sexual.

Dentro da assexualidade, podemos incluir comportamentos como:

  • Aversão ao sexo - a pessoa se desinteressa totalmente por sexo e todo o tipo de ato ou comportamento sexual
  • Interesse ocasional em sexo
  • Indiferença ao sexo
  • Repulsa por sexo
  • "Graysexual" - sentem atração sexual com pouca frequência, ou pouco tesão
  • Libidoísta - sentem algum desejo sexual que satisfazem com masturbação.

Bissexual

A bissexualidade significa que a pessoa sente atração pelo seu próprio gênero e por outros gêneros, ou por qualquer pessoa, independentemente de seu gênero.

Pode ser uma mulher que se envolve com homens e com outras mulheres, ou um homem que fica transando com outros homens e com outras mulheres, por exemplo. Algumas pessoas ficam pensando que isso é indecisão, mas é realmente uma orientação sexual que não se foca num único gênero.

Heterossexual

As pessoas heterossexuais sentem atração sexual e romântica por parceiros de um gênero diferente do seu.

Assim, homens heterossexuais se interessam por mulheres, e mulheres heterossexuais se interessam por homens.

Homossexual

A homossexualidade se refere a quem sente atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero. Por exemplo, uma mulher sente desejo por outras mulheres, e um homem se atrai por outros homens.

Descubra também: Fetiche em travesti me faz gay? 

Tipos de sexualidade não tão conhecidos

Mas além desses termos com que você deve estar mais familiarizado, existem ainda outros tipos de sexualidade para descobrir - se ainda não os conhece. Siga lendo!

Androssexual

As pessoas androssexuais sentem atração por homens ou pela masculinidade, mesmo que esses parceiros não tenham sido designados como homens no momento em que nasceram. Isso inclui, então, pessoas trans com uma aparência masculina.

Autossexual

Nesse caso, a atração sexual é por si mesmo! Porém, as pessoas autossexuais podem, igualmente, sentir desejo e amor romântico por outras pessoas em algum momento de suas vidas.

Bicurioso

Essas pessoas se identificam como heterossexuais, mas também têm interesse em vivenciarem experiências sexuais, ou mesmo românticas, com pessoas de seu sexo. Por isso, o bicurioso!

Em alguns casos, pode haver alguma incerteza quanto à orientação sexual da pessoa. Mas em outros, pode, simplesmenter, ser isso mesmo: uma curiosidade em explorar.

Saiba mais: 4 Dicas quentíssimas de fantasias sexuais para realizar já 

Ceterossexual

Esse termo é usado especificamente para definir quem sente atração por pessoas trans ou não binárias.

Ser não binário é ter uma identidade de gênero que não encaixa exclusivamente nas categorias tradicionais de masculino ou feminino.

Essas pessoas podem identificar-se com uma combinação de gêneros, nenhum gênero, ou com um gênero diferente que não se enquadra nas normas binárias (o masculino e o feminino).

Ser ceterossexual não se refere a um fetiche, mas simplesmente a um tipo de sexualidade.

Cupiossexual

Quando alguém se identifica como cupiossexual não sente atração sexual, mas pode, mesmo assim, se envolver em comportamentos sexuais, ou mesmo transar, ocasionalmente.

Demissexual ou semissexual

No caso dos demissexuais, ou semissexuais, as pessoas só sentem atração sexual quando existe também um laço emocional intenso associado ao parceiro.

Para algumas dessas pessoas, os atos sexuais podem ser absolutamente desinteressantes, mesmo que desenvolvam sentimentos românticos. Por isso, a atração evolui a partir do carinho e do amor.

Ecossexual 

Os ecossexuais encaram a Terra como amante, defendendo o planeta com um particular afeto. Mas não se trata necessariamente de fazer sexo com a Terra. Uma pessoa ecossexual se pode expressar de variadas formas.

Para algumas, a intimidade física com elementos terrestres faz parte do processo, sejam estes a brisa da manhã, o perfume das flores ou a terra do jardim.

Fluído

Nas pessoas que têm um tipo de sexualidade fluída essa se altera, não se limitando a somente uma tendência. Algumas podem ter maior estabilidade, enquanto outras podem estar em constante mudança.

Assim, essas pessoas podem ainda se referir a sua orientação sexual usando outros dos termos que já mencionámos, ou mesmo nenhum, não se revendo neles.

Quais sao os tipos de sexualidade 2

Ginesexual ou ginossexual

Nesse caso, as pessoas ginessexuais sentem atração por mulheres ou pela feminilidade em sua aparência percebida, mesmo que seu objeto de interesse não tenha nascido como mulher.

Monossexual

Esse termo se usa para referir pessoas que sentem atração sexual somente por um gênero, ou sexo.

Desse jeito, também podem ser heterossexuais ou homossexuais, mas podem não se identificar com essas designações, preferindo, então, o termo monossexual por ser mais inclusivo.

Multissexual ou polissexual

Contrariamente aos monossexuais, os multissexuais sentem atração por vários sexos, ou gêneros.

Muitas vezes se usa esse termo para incluir as pessoas trans, ou pessoas com características diferenciadas do homem, ou da mulher. Mas veja que polissexual não está relacionado com poliamor.

Pansexual

Os pansexuais se sentem atraídos por outras pessoas independentemente de seu sexo, ou gênero, sejam homens, mulheres, não binárias, ou integrando qualquer outra identidade de gênero.

Esse termo surgiu inicialmente como uma crítica a Sigmund Freud que é visto como o "pai da psicanálise".

O psiquiatra suíço Eugen Bleuler criou o conceito de "pansexualismo" para sublinhar que Freud estava exagerando a importância dos instintos sexuais em todos os comportamentos humanos.

Atualmente, se usa mais o termo pansexualidade para se referir a atração sexual, ou emocional, por pessoas, para lá dos conceitos tradicionais de gênero.

Sapiossexual

Nas pessoas sapiossexuais, a atração sexual está ligada à inteligência da pessoa, sendo independente de seu gênero.

Qualquer pessoa pode ser sapiossexual, seja heterossexual ou LGBTQIA+.

Quantos tipos de sexualidade existem mesmo?

É impossível contabilizar quantos tipos de sexualidade existem! Há todo um universo de orientações sexuais e tipos diferenciados de atração que não permitem reduzir isso a um número exato.

Na verdade, isso nem é tão importante assim. O que importa realmente é respeitar todo o mundo sempre que sua liberdade não choca com a liberdade dos outros.

“Vive e deixa viver” é uma boa máxima que podemos aplicar nesse campo, e noutras áreas, para ficarmos todos vivendo em harmonia e em paz.

Os tipos de sexualidade são tão importantes assim?

Conhecer os tipos de sexualidade pode ajudar algumas pessoas a darem nomes ao que sentem, ajudando a lidar com qualquer opressão ou dificuldade que enfrentem.

Mas também pode levá-las a buscarem comunidades onde sintam o conforto de partilhar as suas experiências, conhecendo outras pessoas com as mesmas preferências.

Em todo o caso, é sempre útil ampliar nosso conhecimento, e isso se aplica também aos termos que descrevem as várias orientações sexuais existentes.

Quando conhecemos os variados tipos de sexualidade, podemos compreender melhor as vivências dos outros, entendendo eventuais dificuldades e a forma como encaram a vida.

Mas as pessoas não têm necessariamente de se identificar com uma orientação sexual. Se isso não for importante para elas, está tudo bem com isso.

Se estiver enfrentando dúvidas sobre o assunto, ou dificuldades por não se enquadrar num desses tipos de sexualidade, pode sempre buscar ajuda profissional. A terapia e a psicologia podem lhe ajudar a passar por isso com maior tranquilidade.