PUB
mascote
PUB


Corpo de mulher morena se vendo somente suas cuecas brancas e as pernas com mãos a abraçando e segurando flor rosa.

Ter a pepeca escura é algo que pode acontecer naturalmente, e quase nunca existe motivo para você se preocupar. Mas existem algumas soluções caseiras para clareamento que vamos lhe indicar.

O escurecimento das zonas íntimas é algo que ocorre em muitas mulheres e que pode desagradar algumas delas. Isso pode baixar sua autoestima, afetando também a qualidade da sua vida sexual.

Mas, realmente, ter uma pepeca escura quase nunca é motivo de preocupação, se tratando simplesmente de uma condição natural sem indiciar problemas de saúde.

Porém, pode ser perturbador para muitas mulheres que ficam procurando soluções de clareamento. Antes de lhe indicarmos algumas, vamos falar um pouco sobre o que pode levar a uma pepeca escura.

Por que tenho a pepeca escura?

Muitas mulheres têm preocupações estéticas com suas partes genitais, especialmente quando se dá seu escurecimento.

Mas esse é um fenômeno comum que pode ocorrer devido a fatores diferenciados. Seguem algumas das principais causas...

Alterações de hormônios

As flutuações dos hormônios durante a puberdade, a gravidez ou a menopausa, podem levar a um aumento na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Isso pode levar a um escurecimento da área genital.

Sabemos que os hormônios estão sempre mudando nas mulheres, influenciando seu humor, disposição e até seu tesão. E seu papel também é importante no caso de uma pepeca escura.

Fricção e irritação

Ficar usando roupas muito apertadas também pode levar a uma pepeca escura por causar fricção e irritação na pele, fomentando sua hiperpigmentação.

As atividades físicas intensas podem ter o mesmo feito, ou ainda a depilação frequente.

O uso continuado de cremes depilatórios, cera ou lâminas pode causar uma irritação desagradável da pele, aumentando também a pigmentação nessa região.

Ao longo do tempo, o atrito constante contribui para ter uma pepeca escura.

Genética

Existe também uma predisposição genética para esse escurecimento. Algumas mulheres são, por nascença, mais propensas a desenvolver uma pepeca escura do que outras. E você não pode fazer nada contra seus genes - é aceitar.

Envelhecimento

Com o passar do tempo, a pele pode sofrer alterações em sua textura e cor. Essas mudanças ocorrem em todo o corpo das mulheres, incluindo em suas partes genitais.

Portanto, o envelhecimento natural também pode contribuir para uma pepeca escura.

Exposição ao sol

Ficar se expondo ao sol pode incentivar a hiperpigmentação da pele, mesmo em suas zonas mais íntimas que não são, habitualmente, expostas diretamente ao sol.

Mas veja que os biquínis deixam, ainda assim, essa região mais vulnerável aos raios UV, podendo levar a uma pepeca escura.

Condições médicas

Algumas condições médicas, como a resistência à insulina, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e outras desordens endócrinas, podem também causar a hiperpigmentação e, logo, originar uma pepeca escura.

Produtos químicos

O uso de produtos de higiene pessoal que contêm químicos agressivos pode irritar a pele e levar ao escurecimento da zona genital.

Leia ainda: Por que fazer clareamento anal? Saiba as vantagens

Fiquei com a pepeca escura: o que fazer?

Habitualmente, o escurecimento das partes genitais femininas é uma condição normal e inofensiva. Então, não precisa se preocupar.

Mas se houver mudanças súbitas, ou significativas, na cor da pele, ou se existirem outros sintomas como dor, coceira ou desconforto, deve consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada.

Se cuide! A saúde e o bem-estar são sempre prioridades, e um médico pode fornecer orientações específicas e tranquilidade.

Cuidados a ter

Porém, mesmo que seja somente uma questão estética, você pode ficar tomando algumas medidas para minimizar o escurecimento de sua região íntima, como, por exemplo:

  • Evite ficar usando roupas apertadas;
  • Durma sem calcinhas sempre que possível;
  • Evite se depilar com cera, ou lâminas e aposte na depilação com laser.

Se for algo realmente preocupante ou perturbante para você, busque um dermatologista para avaliar a causa do escurecimento, e para encontrar opções de tratamento adequadas.

Existem vários procedimentos estéticos, como peeling químico, microagulhamento e até mesmo métodos com laser, para resolver o escurecimento.

Esses tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados e pode ser necessário você fazer várias sessões para conseguir bons resultados.

Pepeca escura o que fazer

Como clarear a pepeca escura em casa?

Existem alguns métodos caseiros que podem ajudar a clarear as virilhas e as partes íntimas de forma segura. Mas não esqueça que a pele dessa área é bem sensível, e qualquer tratamento deve ser feito com muito cuidado.

Fique com essas soluções comuns e que podem lhe ajudar a clarear uma pepeca escura em casa...

Cremes clareadores

Existem cremes específicos para clareamento da pepeca escura contendo ingredientes como ácido kójico, ácido glicólico e vitamina C.

Esses cremes ajudam a reduzir a hiperpigmentação ao longo do tempo, e devem ser usados de forma contínua.

Suco de limão

O ácido cítrico contido no limão pode ajudar a clarear a pele. Aplique o suco fresco na pepeca escura e deixe atuar por 10 a 15 minutos. Depois lave muito bem com água morna.

É importante evitar a exposição ao sol após aplicar essa solução, pois o limão pode tornar a pele mais sensível aos raios UV2.

Aloe Vera

A aloe vera é conhecida por suas propriedades calmantes e clareadoras. Deve aplicar o gel fresco da planta na área escurecida, deixando agir por 20 minutos antes de lavar muito bem.

Iogurte natural

O ácido lático que existe no iogurte pode ajudar a esfoliar e a clarear a pele. Então, aplique iogurte natural na pepeca escura, deixando agir por 15 a 20 minutos.

Após isso, enxágue com água morna.

Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com um pouco de água para formar uma pasta. De seguida, aplique essa pasta na área escurecida, deixando atuar por 10 minutos. Depois, lave muito bem.

Esse método também ajuda a esfoliar a pele e a remover células mortas.

Pepino e açafrão-da-terra

Misture meio pepino sem casca, suco de um limão e uma pitada de açafrão-da-terra para criar uma pasta. Deve, então, aplicar essa pasta na pepeca escura, deixando atuar por 15 minutos.

Seguidamente, enxágue com água morna.

Em todo o caso, antes de aplicar qualquer uma dessas soluções, faça um teste em uma pequena área da pele, para garantir que não vai sofrer reações adversas.

Se tiver dúvidas ou preocupações, consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento caseiro.

Saiba mais: Odor vaginal: Como eliminar o cheiro da vagina

Aceite sua pepeca escura

Embora o escurecimento das partes genitais femininas possa ser uma preocupação estética para algumas mulheres, é importante lembrar que é uma condição comum e geralmente inofensiva.

Então, você deve aceitar sua pepeca escura do jeito que é. Se lembre de que toda a mulher é única, e linda ao seu modo.

Existem todos os tipos de vulva, com variados formatos e cores. E nenhum padrão de revista, ou do pornô, vai lhe tornar mais bonita – a sua é perfeita do seu jeito único.

Porém, se está mesmo chateada com esse escurecimento, existem muitas soluções de embelezamento vaginal. Busque o tratamento certo e seguro para seu caso, sem entrar em loucuras que afetem sua saúde.