O preservativo, ou camisinha, é o mais conhecido método anticoncepcional masculino, mas estão chegando no mercado outras soluções que prometem revolucionar essa área.
Quando estamos falando de anticoncepcional masculino, a camisinha continua sendo o melhor e o mais eficaz método de prevenção contra infeções sexualmente transmissíveis (ISTS), assim como na prevenção de uma gravidez indesejada. Mas estão sendo feitas investigações para desenvolver outras soluções para evitar ter um bêbê não planeado, tal como a pílula anticoncepcional masculina.
Nesse momento, está cada vez mais próximo um método anticoncepcional masculino não hormonal, reversível e não tóxico com a evolução em novas pesquisas que estão sendo realizadas nos Estados Unidos.
Contudo, é preciso reconhecer que a pesquisa por um contraceptivo masculino tem enfrentado alguns desafios científicos e sociais. Por um lado, existe uma complexidade biológica nos homens que produzem espermatozoides continuamente, diferentemente das mulheres que passam por ciclos de ovulação e período fértil.
Devido a essa diferença biológica tem sido difícil encontrar um método anticoncepcional que iniba a produção de espermatozoides sem afetar outros processos hormonais fundamentais para a sexualidade masculina.
Esse grande desafio científico de encontrar um método anticoncepcional masculino reversível e eficaz também não tem merecido o investimento necessário para pesquisas, contrariamente ao que ocorreu com a pílula feminina.
Na verdade, socialmente, as mulheres continuam sendo as principais responsáveis pela contracepção - afinal, são elas que engravidam! Mas, felizmente, a visão da sociedade sobre a responsabilidade dos homens está mudando. Cada vez mais pessoas apoiam a ideia de que eles devem também assumir um papel ativo na prevenção da gravidez.
Existe anticoncepcional masculino de que tipo?
As opções de anticoncepcionais masculinos disponíveis são menos variadas do que as existentes para mulheres. Mas estão sendo desenvolvidas novas ideias de que lhe vamos falar também nessa lista de alternativas. Confira.
Camisinha
A camisinha, ou preservativo masculino, continua sendo um dos melhores anticoncepcionais e é o método mais popular e mais utilizado por homens e mulheres. É uma solução eficaz para prevenir uma gravidez e também protege contra ISTS, o que é uma mais-valia.
Além disso, é um método temporário, não sendo, portanto, irreversível. Outra vantagem é o facto de não causar alterações hormonais, não tendo, por isso, efeitos colaterais associados.
Contudo, alguns homens continuam resistindo a usar o preservativo, se queixando de desconforto durante a relação sexual. Mas com os preservativos atuais, muito mais finos e sensíveis, esse desconforto é, muitas vezes, mais psicológico do que físico.
Vasectomia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico em que o canal que liga o testículo ao pênis é cortado, impedindo, assim, a liberação de espermatozoides na ejaculação.
Mas se trata de um método anticoncepcional masculino irreversível, ou seja, permanente, que, geralmente, só é realizado por homens que estão seguros de que não desejam mais ter filhos.
Em algumas situações, existe a possibilidade de reverter a vasectomia. Porém, existe sempre o risco de não dar certo, o que demove muitos homens dessa prática.
Pílula anticoncepcional masculina
A pílula anticoncepcional masculina ainda está em fase de pesquisa e de testes e não está, por isso, disponível no mercado. Se espera que isso possa ocorrer em breve, logo que alguns dos efeitos colaterais verificados sejam resolvidos.
Esse tem sido o principal desafio científico, uma vez que o produto que está sendo trabalhado foi associado a uma diminuição da líbido, a alterações de humor e ao aumento da acne, entre outros efeitos colaterais que estão também presentes em muitas pílulas femininas.
Essa pílula anticoncepcional masculina que está sendo desenvolvida contém derivados de hormônios femininos e reduz a quantidade de testosterona, diminuindo, desse jeito, a produção de espermatozoides enquanto estiver sendo tomada.
Gel anticoncepcional masculino
Esse método está ainda sendo desenvolvido, mas as últimas pesquisas têm sido muito promissoras e se acredita que, brevemente, poderá chegar no mercado um gel anticoncepcional masculino eficaz que poderá funcionar como as pílulas anticoncepcionais para mulheres.
Esse gel experimental usa dois hormônios: a nestorona e a testosterona, o hormônio sexual masculino. Seu funcionamento se baseia na supressão da produção de testosterona nos testículos, o que evitará o desenvolvimento dos espermatozóides.
Porém, esse método está ainda sendo refinado, até porque a testosterona tem várias funções no organismo, sendo essencial para a líbido masculina e para os músculos.
Nos próximos meses, se esperam desenvolvimentos interessantes nas pesquisas nesse campo. Mas existem também outras soluções sendo estudadas, como uma injeção a aplicar no canal deferente (o tubo por onde passa o esperma) para impedir a passagem dos espermatozoides.
Estão também sendo feitas pesquisas com proteínas existentes nos espermatozoides, de entre outras investigações, que podem ser promissoras para ampliar as escolhas em termos de anticoncepcionais masculinos.
Onde comprar anticoncepcional masculino?
Na verdade, nesse momento, você só pode comprar camisinha - e isso em quase todo o lado! São um produto bem fácil de aceder, e nem tão caro assim.
Mas o Ministério da Saúde do Brasil também distribui camisinhas feminina e masculina, e gel lubrificante, de forma gratuita em unidades de saúde, e até em centros de atendimento ao turista e em outros locais. Só precisa se informar sobre isso.
Quanto ao mais, você precisa esperar que os estudos avancem e que tanto a pílula anticoncepcional masculina como o gel anticoncepcional masculino, cheguem no mercado. Porém, quando isso suceder, deve consultar seu médico primeiro, para confirmar que sua condição de saúde lhe permite ficar usando esses métodos.
Se estiver pensando em fazer vasectomia, fale também com seu médico.
E a pílula anticoncepcional masculina quando chega no Brasil?
Não é possível responder a essa pergunta. Primeiramente, porque os estudos estão sendo realizados e, por isso, temos de ficar esperando os próximos desenvolvimentos.
Além disso, logo que as farmacêuticas terminem suas pesquisas, precisam de ter autorização das autoridades do medicamento para lançar novos produtos no mercado. Portanto, há todo um processo que pode demorar algum tempo.
Assim, não fique esperando que isso aconteça logo - possivelmente, não será nesse ano.
Uma revolução no anticoncepcional masculino
Bastante conhecido pelas mulheres, o anticoncepcional é usado desde o início da década de 1960, funcionando como um eficaz controlador para o planejamento familiar, apesar de algumas mulheres reclamarem do aumento de peso e de outros efeitos colaterais não desejáveis.
Esse caminho está, agora, sendo feito no domínio do anticoncepcional masculino, se esperando novos avanços em breve.
Nos últimos anos, testes em grupos de homens vêm-se mostrando bastante promissores, com eficiência nos resultados desejados e com efeitos colaterais atenuados.
Os pesquisadores estão bastante otimistas, acreditando que um novo anticoncepcional masculino revolucionário estará chegando nas prateleiras das farmácias mais rápido do que alguns acreditavam. Vamos ficar esperando – sempre com responsabilidade e camisinha.